terça-feira, 23 de setembro de 2008

Massa Elástica para flores

Massa elástica - ( receita da Marcela Sanchez)
Ingredientes:
130g de açúcar refinado
80ml de água
1 colher das de sopa de gelatina sem sabor
23 ml de água
5 colheres de sopa de gordura vegetal
2 colheres de sopa de glucose
200g de açúcar impalpável
2 colheres de sopa de CMC
2 claras de ovo

Preparar uma calda em ponto de foi fraco, com o açúcar refinado e os 80 ml de água. A parte dissolver a gelatina com os 25 ml de água. Juntar a calda com a gelatina dissolvida, acrescentar a gordura, a glucose. o açúcar impalpável (penerado). o CMC e por último as claras de ovo )sem bater)Coloque em um recepiente plástico com tampa e deixar na geladeira de um dia para o outro. Fica uma massa escura e "emborrachada".Quando precisar pegue pequenas porções e sove acrescentando açúcar impalpável peneirada até que fique branca e elástica.


Depois das flores secas, guarde em caixas plásticas bem fechadas e forradas com papel absorvente . Coloque saquinhos de sílica. Compre a sílica em lojas de material de laboratório químico ( não compre em lojas de fotografia e de aparelho para surdez que é muito caro), faça saquinhos usando coador de papel para café.
Dica: quando a sílica ficar úmida ela adquire uma cor rosa, não jogue fora, coloque no microondas por segundos que ela volta a ficar azul( seca).

3 comentários:

Sunan Conceição disse...

Agradeço a receita,mas deixo uma pergunta,quando acrescento o corante e de que tipo?

aline disse...

sunan,vc pode acrecentar na preparação,e o aconselhável é usar o corante em gel.

Anônimo disse...

Gostei de trabalhar com esta pasta elática. Gostaria de saber como faço para conservar flores e tudo o que fizer com está pasta, para não estragar.